O Restaurante “Caminhos do Trem” serviu de palco no sábado do dia 11-02, para uma palestra entre as artistas plásticas Maura Helena De Carli e Rosamaria Feltrin e as acadêmicas do curso de Pedagogia do CESF.
O encontro foi organizado pela professora de Arte-Educaçao Roberta Bassani Federizzi a fim de que as participantes visualizassem as diferenças entre os estilos artísticos, a importância da arte e os motivos que sensibilizam as artistas ao seu trabalho.
Maura, trabalha em Passo Fundo e mostrou às acadêmicas seu estilo, figurativo-abstrato, também infogravura, técnica do carboncino e elementos do design gráfico que vem desenvolvendo. Comentou ela: “Visualizamos um elemento, este passa para o nosso interior, no nosso cérebro e sai pela nossa mão . Arte para mim é terapia.”
Rosamaria Feltrin, artista de Farroupilha comentou que prefere a arte clássica e que por ser eclética também se dedica ao estilo abstrato. Tem muita simpatia pela restauração de imagens religiosas. Mostrou sobre sua pesquisa embasada nas Rosas de Caravaggio, as fotografias e a tela que pintou “Rosa”, sendo este o motivo da capa da Agenda de 2012 da cidade. Lembrou ela que: “A arte tem o poder de igualar as pessoas. Ela é um bem que transforma e pode mudar a vida das pessoas para melhor.”
As perguntas e depoimentos das futuras pedagogas mostrou o quanto foi interessante o encontro e norteador de um planejamento em artes mais estético e sensível. “A arte serve como base para o entendimento de muitas questões perceptivas. Ao entender arte, o aluno também entende um pouco mais sobre a vida.” Pensamento de uma das acadêmicas.
Valorizarmos as expressões artísticas, especialmente na educação é promover um pensamento mais humanizador, onde se pode perceber horizontes direcionados ao bem estar das pessoas e de um mundo mais sensível.
Roberta Bassani Federizzi
Professora de Artes do Curso de Pedagogia do CESF
___________________