segunda-feira, 18 de julho de 2011

ONLINE OU OFFLINE?


Neste texto estaremos abordando um assunto de grande importância para o futuro de nossa linguagem. Recentemente, aprovou-se em nosso estado um projeto de lei autoritário que visa a regulamentação e a padronização de termos estrangeiros.
         Atualmente, vivemos na era da informatização e da globalização. O mundo está totalmente interligado e conectado (online). As palavras e expressões estrangeiras estão presentes em nosso contexto: para mantermos a nossa dieta, vamos ao supermercado e compramos um produtodiet”. A importação de teorias traz consigo um repertório linguístico, com termos como o feedback, que fazem parte de nossa cultura.
         Culturalmente, nosso país adotou alguns termos estrangeiros como pertencentes à nossa língua. Você prefere enviar uma “carta eletrônicaou simplesmente um “email”? Atualmente o hábito da utilização de palavras estrangeiras faz com que as mesmas sejam inseridas em nossa cultura. Nossos filhos e netos irão brincar no playground, comer hot-dog, falar no Messenger (MSN), estar online 24 horas apenas reservando um intervalo para o coffe break.
         Simplesmente padronizar a utilização destes termos não impedirá que o seu uso se torne cada vez mais forte. O autoritarismo instituído nesta lei nos remete à era da ditadura, onde toda e qualquer manifestação cultural era filtrada.
Portanto, concluímos que a aprovação desta lei não garante que a mesma seja aplicada e seguida pela população. A globalização, a necessidade de interação mundial, a incorporação e utilização de termos estrangeiros em nossa cultura e a necessidade de livre-arbítrio do ser humano fazem com que permaneçamos em constante renovação e criação. Ou você se adequa a esta situação ou estará “offline” (alienado).

Acadêmicas: Cristine Schaider e Juciléia Krasnievicz
Disciplina Estudos da Linguagem - Profª Ms. Marli Tasca Marangoni
Junho de 2011

2 comentários:

  1. Esse texto ficou muito bom mesmo, além de apresentar uma linha cômica, mas realista.
    Afinal, quem são essas pessoaos que acham que devemos nos calar, em uma Era onde a internet e a comunicação livre são as maiores tendencias do mundo?
    Parabéns meninas pela produção!
    Deixo um forte abraço para a Profª Ms. Marli Tasca Marangoni, uma excelente profissional e maravilhosa pessoa.
    Aproveitando... visitem o meu blog para conhecerem um pouco mais sobre o meu trabalho http://marianastefenon.blogspot.com/

    ResponderExcluir