quinta-feira, 15 de dezembro de 2011


Livro: A VERDADEIRA BELEZA

Acadêmica: Letícia Capelezzo  -  Disciplina: Educação Inclusiva

          Esta resenha comenta sobre o livro “A Verdadeira Beleza”, de Vanessa Vidal, este livro é uma autobiografia da Miss Ceará 2008, onde está divido em Capítulos, no total de 183 páginas.

A história de Vanessa Vidal é um exemplo de vida e superação. O livro não fala apenas de sua beleza, mas sim de toda sua história de superação e determinação. Na qual passou por grandes preconceitos e mesmo assim não deixou de ir atrás de seus objetivos, GARRA e SUPERAÇÃO é o que Vanessa mostrou para nós leitores.

Em 3 de Fevereiro de 1984, passado alguns dias dos nove meses, Vanessa nascia, com 57cm e pesando 4,30Kg. Seria a segunda menina da família VIDAL e LIMA. Vanessa foi crescendo, porém algumas coisas, todavia, deixavam sua mãe angustiada. Por exemplo: barulhos de porta batendo, gritos, buzinas de carro não acordavam ela e nem ao chamarem seu nome ela reagia.

Quando Vanessa estava com um ano e meio, descobriram que a mesma tinha Surdez Bilateral Profunda. Justamente nesta época, seus pais se separaram, mas seu pai sempre a ajudou em tudo que era preciso, para a sua educação e bem estar. Mas a separação foi marcante, apesar da pouca idade, sentia muito a falta do pai.

Vanessa se sentia muito só, em conta disso ela se tornava muito rebelde com a sua família. Discriminação e exclusão foram vivenciadas por Vanessa, seus pais haviam tentado a matricular em uma escola regular, porém não conseguiu continuar na mesma, pois tinha um relacionamento muito rebelde, o que gerava muitos atritos na escola. A direção então aconselhou sua mãe a procurar uma escola especial. Assim, sua mãe junto com outras mães de crianças surdas fundou a APADA – Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos. Criaram uma escola especializada em alfabetizar, educar e socializar crianças surdas, usando como principal ferramenta a técnica de oralização.

Um grupo de amigos de Vanessa incentivou-a para que ela fosse desfilar, concorrendo à Garota Geo Master de sua escola, em novembro de 1998. Tirou o primeiro lugar, surgia aí, uma modelo. Começou então a fazer curso de modelo com 14 anos, fez seu “book” e começou sua carreira fazendo fotos de biquíni, depois realizando trabalhos para catálogos. Foi convidada a participar de concursos de beleza, na qual sempre ganhava em primeiro lugar. Em 2007 participou de uma seletiva de vinte outras modelos e foi eleita a Miss Fortaleza, título que lhe habilitava ao concurso de Miss Ceará 2007. Participou do concurso, porem ficou em segundo lugar.

Já em 2008, Vanessa recebeu um novo convite para participar do concurso da Miss Ceará. No começo não queria aceitar, porém acabou participando. Em oito de Março de 2008, Vanessa ganhou o título de Miss Ceará 2008.

Vanessa participou também do Concurso Miss Brasil, no qual ganhou em segundo lugar e mesmo em segundo lugar, todas as atenções eram voltadas para ela. Vanessa foi homenageada de todas as formas, principalmente pela sua garra e determinação, pois beleza muitas mulheres têm, mas a força de vontade que Vanessa teve são poucas que possuem.

E por fim, participou do concurso de Miss Beleza Internacional, Vanessa tinha o apoio de uma mulher que se dizia intérprete, mas na realidade era uma chaperone, que falava espanhol. Isso lhe prejudicou muito no concurso, no qual foi desclassificada.

Este livro mudou minha visão no mundo, pois pessoas que possuem deficiência independente qual seja, tem a mesma capacidade do que uma pessoa “normal”. Foi o que Vanessa relatou na sua autobiografia, pois mesmo enfrentando vários preconceitos e desigualdades na sociedade, não desistiu de seus sonhos, e com certeza ajudou muitas pessoas que acham que lugar de pessoas com deficiência é em escolas especiais e não em escolas regulares, na qual deveriam interagir na sociedade e ir atrás de seus objetivos. E como dizem “Ser Diferente é Normal”.

“Seja qual for o caminho, é difícil duvidar que o sucesso não seguirá com Vanessa, que tem o sorriso no olhar e uma incrível capacidade para abrir portas” (Vidal, Vanessa – Pág. 68). Vidal, Vanessa – Fortaleza 2009.




Um comentário: