segunda-feira, 19 de novembro de 2012

O Pedagogo na gestão de pessoas


Katia Silene Navarro Machado

Resumo
O presente artigo tem como objetivo principal discutir a inserção do Pedagogo no meio empresarial. Analisaremos como o profissional de pedagogia esta se preparando para que possa participar das transformações que o mercado de trabalho exige como requisição desse profissional pelo meio empresarial para determinar o seu perfil e sua forma de atuação. A pesquisa é uma revisão bibliográfica, de caráter exploratório, descritivo e explicativo com análise qualitativa visando aprofundar a compreensão entre os dois saberes do conhecimento.
Abstract
This article aims to discuss the main insertion of the pedagogue in the business. We will discuss how the professional pedagogy is preparing for you to participate in the transformations that the labor market requires that such request by the business professional to determine the profile and the way it operates. The research is a literature review, exploratory, descriptive and explanatory qualitative analysis to deepen understanding between the knowledge of knowledge. Palavras-chave: Pedagogo, Mudanças, Comportamento Empresarial, Formação, Profissional.
INTRODUÇÃO
O problema a ser colocado nessa pesquisa é o entendimento sobre o porquê em determinado momento, as instituições empresariais passaram a buscar o profissional Pedagogo como elemento ativo no ambiente corporativo, uma vez que, por tradição e definição do seu papel profissional, sua atuação sempre foi focada às instituições de ensino.
Procurou-se compreender como as mudanças do meio empresarial, os novos perfis exigidos pelas empresas contribuíram para a inserção desse profissional no meio organizacional. O presente artigo consiste em discutir as diversas possibilidades do profissional de pedagogia nas empresas dos mais diferentes segmentos, bem como fazer uma reflexão sobre qual o papel do profissional de pedagogia agindo como gestor de pessoas dentro dos diferentes sistemas organizacionais.
Cabe a nós repensar a base cultural vigente, e passar a acreditar nesse profissional de Pedagogia atuando em todas as áreas do conhecimento e não somente na educação escolar.  Se observarmos a matriz curricular do curso de Pedagogia, podemos ter a falsa impressão que o formando terá que trabalhar especificamente com a educação, todavia, percebe-se que essa é uma conclusão equivocada, visto a profundidade que este discente encontra na perspectiva de currículo que é apresentada para seu estudo, pelas Instituições de Ensino Superior.
Com o intuito de buscar novos caminhos para o profissional formado em pedagogia, bem como se baseando nos modernos conceitos para a formação desse profissional, notou-se que o Pedagogo, com suas características educacionais, pode ter um papel de ir “moldando” o trabalhador de acordo com os interesses da empresa, bem como desenvolvendo um papel de “mediador”.

É preciso analisar, neste ponto do artigo, o que são os meios e os fins educativos, isto é, para que se instituiu o sistema educacional, ao qual o pedagogo está ligado diretamente, buscando compreender seu papel histórico, bem como entender que novas aplicabilidades pode haver, realmente, para o mesmo.
Vê-se, pois que grandes são os desafios lançados sobre o profissional de Pedagogia, e que há margem para uma maior amplitude em seu papel.  Entende-se, assim, que a empresa não o queira somente para coordenar os treinamentos, avaliar desenvolvimento de pessoal, ministrar cursos de relações humanas, elaborar planos didáticos, dentre outros. É possível a empresa querer muito mais desse profissional, visto que pode procurar um parceiro, um representante, alguém que atenda as expectativas da empresa e ajude a alcançar os seus objetivos, alguém que “controle”, mas também que entenda as necessidades do trabalhador e que seja o “mediador” entre empresa e trabalhador.
Análise comparativa dos profissionais em foco
O
papel de qualquer profissional, independente de formação, poderá ter variações no ambiente de trabalho, especialmente com  a aceleração do crescimento econômico e a necessidade das empresas por funcionários multifuncionais, que otimizam os processos produtivos com redução de custos.
No caso da pedagogia, esse profissional poderá ter duas ou três opções para atuar, ou seja, poderá escolher um ambiente empresarial, ou um ambiente escolar, e, neste caso, poderá também optar para uma supervisão escolar.
Já no caso da pedagogia empresarial podemos destacar esse papel do profissional nas organizações da atualidade, pois o mesmo vem desempenhando funções com grande exito, aprimorando seus conhecimentos, e trabalhando de forma prestativa e eficaz para essas organizações.
O profissional pedagogo passa a conquistar seu espaço nas empresas para atuar no Departamento de Recursos Humanos, Gestão de pessoas, Gestão Administrativa, ganhando espaço para atuar em treinamento e desenvolvimento de pessoas. Assumindo dessa forma a responsabilidade social para atuar nas empresas, aparece como espaço profissional com este novo enfoque e direcionamento do Bacharel em Pedagogia.  Trata-se da aplicação do seu conhecimento no trabalho tendo como objetivo o sucesso organizacional.
Percebe-se que as empresas estão buscando profissionais com melhor adequação no mercado, assim, identificam para o pedagogo novos espaços de atuação, na formação profissional dentro das áreas de Treinamento e Desenvolvimento, funções das mais predominantes na área de gestão de pessoa ou de recursos humanos, pois cada vez mais as empresas precisam treinar e desenvolver seus colaboradores. Tem surgido a necessidade de que as empresas evoluam para a Educação Corporativa, logo precisam da elaboração de projetos educacionais, de maior impacto.
Com essas evoluções, cabe ao pedagogo buscar se aprofundar em temas ligados ao mundo empresarial, como gestão de pessoas, treinamento, desenvolvimento, educação e universidade corporativa; que necessidades e dificuldades existem nessas áreas e como as empresas podem ou devem fazê-las funcionar. É vital que o pedagogo se entenda como um agente estratégico agindo como facilitador nesse processo, não esquecendo que a educação deve ocorrer em todos os setores da sociedade.
Diversos são os questionamentos sobre o ‘Aprendizado Organizacional’ que propõe diferentes aspectos sobre o empregador e o empregado. O mundo empresarial passa a possibilitar novos modelos de aprendizagem, nos quais a troca de experiências e a troca de conhecimentos entre as pessoas possam as influenciar, permanentemente, como ação intencional, tornando o processo de aprendizagem cada vez mais rico e significativo.
Dessa forma a educação corporativa propõe o desenvolvimento de uma estrutura de educação voltada à disponibilização de conhecimentos de interesse da empresa, na qual os profissionais envolvidos recebem capacitação e requalificação profissional. 
Percebe-se que a educação corporativa busca o desenvolvimento do quadro de pessoal, objetivando a obtenção de melhores resultados nos negócios. Durante muito tempo, o trabalhador desenvolveu o seu aprendizado profissional dentro do próprio ambiente de trabalho, ou seja, nas corporações de ofício.
O profissional de pedagogia, que atua na gestão de pessoas, depois de elaborar, executar e implantar o projeto pedagógico, certamente terá a capacidade de planejar e implantar projetos de Gestão de Pessoas dentro de qualquer ambiente empresarial.  Isto inclui certamente uma mudança na postura dos envolvidos nos processos educativos, visto que o Pedagogo, passa a assumir novas responsabilidades dentro dessa organização.
Esse profissional, tendo em vista o leque de subsídios e de conceitos que julgar necessários, irá desenvolver uma prática coerente com sua postura crítico-reflexivo, buscando, no momento de sua atuação nas organizações, verificar o que realmente pode ser aprendido, identificando as necessidades, em direção aquilo que é possível e verificável durante as práticas cotidianas da organização.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Entende-se que as empresas podem ser beneficiadas pelo trabalho do pedagogo e pelas atividades por ele desenvolvidas, embora ainda haja um pré-conceito em relação a esse profissional.
Acredita-se que o profissional de pedagogia tenha capacidade de trabalhar com a gestão de pessoas ou até mesmo em outros campos de atuação pois atualmente novas ocupações, novas funções tem sido oferecidas nas empresas o que possibilita ao profissional educador atuar fora de seu habitat, ou seja a escola.
Embora não exista uma definição exata de qual o papel do pedagogo dentro das organizações, seja como gestor de pessoas ou não, acredito que com o seu perfil profissional ele tenha condições de gerenciar grupos, lidar com planejamento estratégico, realizar reuniões motivacionais dentro da empresa, seja capaz de ter, criatividade, compromisso com resultados, espírito de inovação, pensamento estratégico, trabalho em equipe, pois essas são características de um pedagogo dentro ou fora de uma sala de aula.
Com o estudo podemos verificar que a Pedagogia é uma profissão ampla, haja vista que a educação deve ocorrer em qualquer ambiente na busca de uma formação contínua e permanente.  Pode-se afirmar que há um novo campo de atuação para o profissional de pedagogia, pois as empresas buscam melhor adequação ao mercado competitivo com mudanças de estratégias, dentre as quais o desenvolvimento do potencial humano. O pedagogo poderá desempenhar diversas funções que antes eram apenas designadas a outros profissionais.
 O profissional de Pedagogia precisa dar maior ênfase aos seus valores e conhecimentos, para que possa ser reconhecido com os seus verdadeiros méritos, direitos, ocupando e reconquistando novos espaços, novos campos de trabalho, novas ocupações, novas funções que tem sido oferecidas nas organizações a partir da reestruturação produtiva, o que possibilita a esse profissional atuar fora de seu habitat, ou seja, a escola.  Como uma via de mão dupla, educação e empresa podem conviver em harmonia.
Bibliografia
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
CHIAVENATO, Idalberto. Cartas a um jovem administrador: o futuro está na administração. Rio de Janeiro: Alegro, 2006. 137 p. (Cartas a um jovem administrador)
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.
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EBOLI, Marisa. Educação corporativa no Brasil: mitos e verdades. 4.ed. São Paulo: Gente, 2004. 278
ARROYO, M. Ciclos de desenvolvimento humano e formação de educadores. In: Educação e sociedade. Campinas, n.68, 1999, pp.111-123.
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Aurélio Século XXI: o dicionário da língua portuguesa. 3.ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1999. xxxi, 2128
Publicado em 08/10/2012 09:52:00
Currículo(s) do(s) autor(es)
Katia Silene Navarro Machado - Graduada em Pedagogia pela Universidade da Região da Campanha- RS . Especialista em Gestão de Pessoas pela Universidade de Caxias do Sul- RS
Fonte: http://www.psicopedagogia.com.br/new1_artigo.asp?entrID=1530


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