Foi entregue na manhã desta sexta-feira, 30, no Gabinete do Prefeito, o material pedagógico que estimulará a interação e a curiosidade dos visitantes do Museu Casal Moschetti, além de ajudar a ensinar a história do lugar. Fruto do trabalho desenvolvido pela estudante em fase de conclusão do curso de Pedagogia do Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha (Cesf), Marlova Reolon, o painel e o jogo de tabuleiro foram apresentados ao Prefeito Ademir Baretta e ao Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto (Smecd) Bolivar Pasqual nesta manhã.
A proposta desenvolvida na disciplina de Estágio III, durante um semestre, tinha como intuito valorizar a história da protagonista do Museu, Lydia Moschetti, e estimular questões de valorização do patrimônio histórico e cultural.
Com a ajuda da encarregada do Museu, Raquel Gonçalves, a estudante desenvolveu material de apoio para que professores possam trabalhar em sala de aula e preparar a visita dos alunos ao local.
- Trabalhamos a relação do olhar da Monalisa [pintura de Leonardo da Vinci] com o da boneca folclórica do Museu, por meio da apresentação de lendas – explica a estudante Marlova Reolon.
São desenhos, pesquisa de satisfação e uma série de materiais a serem utilizados antes, durante e depois da visita. De acordo com Raquel Gonçalves, um espaço já foi reservado para que os trabalhos a serem produzidos pelos alunos fiquem expostos no Museu.
Orientações quanto à conduta adequada no Museu, como a necessidade do silêncio e de não tocar nos objetos, também estão previstas no material e poderão ser trabalhadas previamente.
A professora responsável pela supervisão do trabalho, a historiadora Cristina Schneider, agradeceu à Administração Municipal pelo ambiente propício para o desenvolvimento da iniciativa, que estimulou a criatividade para a elaboração do trabalho.
O Prefeito Ademir Baretta parabenizou a estudante e a professora pela idealização do trabalho que contribuirá também para a divulgação do Museu. Ele destacou ainda o papel da instituição de ensino ao estimular a iniciativa.
A parte gráfica do trabalho, como o desenho da boneca Lenci no painel, tem a assinatura da irmã de Marlova e estudante de Design, Pâmela Reolon.
O painel da boneca, no qual é possível se posicionar para tirar fotografias, e o jogo de tabuleiro com todas as orientações, estarão disponíveis para serem conhecidos a partir desta tarde no Museu Casal Moschetti, na rua Rui Barbosa, 49, no Centro de Farroupilha. O horário de funcionamento é de terça a sábado, das 10h às 16h.
Nenhum comentário:
Postar um comentário