sexta-feira, 11 de maio de 2012

O PODER DA PALAVRA

Refletindo sobre as relações entre linguagem e poder, à luz de uma figura histórica

Madre Tereza de Calcutá, cujo nome verdadeiro é Agnes Gonxha Bojaxhiu, foi uma missionária católica albanesa, nascida na República da Macedónia e naturalizada indiana.
Considerada a missionária do século XX, impressionada com os problemas sociais da Índia, que se refletiam nas condições de vida das crianças, mulheres e velhos que viviam na rua e em absoluta miséria, concretizou o projeto de apoiar e recuperar os desprotegidos da Índia.
Dois anos depois, e após muita insistência, o Papa Pio XXI permitiu que abandonasse as suas funções enquanto monja, para iniciar uma nova congregação de caridade, cujo objetivo era ensinar as crianças a ler. Iniciou a sua atividade reunindo algumas crianças, a quem começou a dar algumas noções do alfabeto e regras de higiene.
Madre Tereza de Calcutá se destacou por suas frases cheias de sabedoria. Segundo alguns depoimentos, ela mudava e ainda muda vidas com suas palavras. Disse João Paulo II: “Através do sorriso, palavras e obras da Irmã Tereza, Jesus caminhava novamente entre nós pelas ruas do mundo, como o Bom Samaritano”.
Entre muitas, algumas frases de Madre Teresa de Calcutá: “Não me convidem para um movimento contra a guerra. Convidem-me para uma passeata a favor da paz”, “Se você vive julgando as pessoas, não tem tempo para amá-las”. Quando Madre Teresa recebeu o Prêmio Nobel, perguntaram-lhe: “-O que podemos fazer a fim de promover a paz mundial?”. Ela respondeu: - “Voltem para casa e amem as suas famílias”.
Madre Teresa nasceu em 1910, morreu em 1997 e foi beatificada em 19 de outubro de 2003.
Madre Teresa é digna de minha admiração, pois acredito que não existe poder maior da palavra quando ela muda o pensamento e principalmente o coração das pessoas.

Bibliografia consultada: Pensador. info e Area Jesus.

Acadêmica: Manuela Onzi
Professor (a): Marli Cristina Tasca Marangoni
Disciplina: Estudos da Linguagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário