quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

A IMPORTÂNCIA DO GESTOR PÚBLICO NA INCLUSÃO ESCOLAR


Cada vez mais crianças da Educação Especial são matriculadas em escolas públicas e não só precisam como têm o direito de serem incluídas.  Nesta perspectiva, cabe ao gestor exercer o papel de cumpridor das leis e direitos fundamentais dos alunos, respeitando e valorizando cada necessidade e particularidade. Segundo Meire Cavalcante “É questão crucial para a promoção da educação inclusiva: a legislação e o marco político sobre o tema. Portanto, tem de estudar o marco legal brasileiro que determina a educação como um direito fundamental.” Assim sendo, o atendimento educacional especializado também é um direito inerente de crianças com deficiência, todavia, sabemos que o mesmo não ocorre na maioria das escolas brasileiras. É preciso que os agentes envolvidos se comprometam com a educação inclusiva, propiciando ambientes e infra-estrutura adequadas para as necessidades dos alunos, como também formação especializada para os educadores na área de atuação. Uma escola acolhedora, organizada e preparada para receber crianças especiais (regida de acordo com um Projeto Político Pedagógico bem elaborado) estará cumprindo seu papel de espaço de interação e socialização de todos. De acordo com a própria política do nosso país, todos são iguais perante a lei, então já esta mais do que na hora de nós, educadores e futuros educadores, fazermos com que a educação realmente esteja ao alcance de todos.

“Inclusão tem a ver com humanidade. É uma grande oportunidade de rever as práticas pedagógicas para que elas não discriminem e para que a escola faça sentido de verdade na vida de quem nela trabalha e estuda.” Meire Cavalcante

 

Sites consultados:



 

Júnior de Arruda, acadêmico do curso de Pedagogia do CESF.

Disciplina de Educação Inclusiva – Prof.ª Laura Cristina Nardi Callegari.

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