segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

MEMORIAL DE SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO

“A educação é um processo social, é desenvolvimento. Não é a preparação para a vida, é a própria vida.” (John Dewey)

É interessante a capacidade cerebral de registrar informações. Geralmente, para que sejam de fato significativas, as lembranças precisam estar associadas às emoções. Quando me deparo refletindo a respeito da disciplina de Sociologia da Educação, muito me alegra recordar dos trabalhos realizados no decorrer do semestre e compreender que de fato aprendi significativamente. Agora sei que é a vida em sociedade que efetivamente nos transforma em seres humanos. O convívio social nos obriga a certos comportamentos e ideias que fazem com que sejamos vistos e nos vejam. Aquele indivíduo que consideramos “humano”, nada mais é do que alguém que aprendeu a viver em sociedade, seguindo as normas, dentro de determinado contexto ou paradigma social. Uma frase que li no livro Sociologia da Educação, de Roberto Martins Ferreira, me chamou muito a atenção: “As ciências sociais designam como socialização o processo que faz com que os homens se tornem seres sociais”. Partindo deste pressuposto, a ideia que temos de ser humano não é meramente biológica, mas sim cultural. Compreendi também que cada um de nós desempenha um papel (ou papéis) na sociedade, e que este está intimamente relacionado ao comportamento humano. Saliento ainda a importância da educação como processo de transformação social, onde a escola pode atuar tanto a favor da mudança, como transformar-se em um eficaz instrumento de conservação da situação vigente. Enfim, fico muito feliz ao pensar que eu, futuro profissional da educação, por intermédio de todo o conhecimento que obtive e obtenho, poderei provocar mudanças no que diz respeito à prática educativa.
Muito obrigado professor Cattani! São professores assim como você que nos fazem acreditar que educar para transformar é possível!
Agradecido, Júnior de Arruda
Dez/2012

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