Angélica Bellaver, Bruna P. Soares, Daiana M. Cezar, Édina I. dos Santos, Marcieli Possa, Marilúcia Bordignon, Pâmela Onzi, Pâmela dos Santos, Priscila Rossi, Thaís D. Silva[1]
Orientação: Profa. Ms. Rochele Andreazza Maciel[2]
O Curso de Pedagogia do CESF (Centro de Ensino Superior Cenecista de Farroupilha) possui Projetos Especiais, dentre eles a Brinquedoteca. A Brinquedoteca é um espaço educativo destinado a crianças, acadêmicos do curso e a comunidade em geral. Inclui em seus objetivos ampliar a formação teórico/pratica dos acadêmicos, incentivando a pesquisa e o desenvolvimento de atividades complementares.
Neste primeiro semestre de 2012, a Brinquedoteca do CESF conta com dez participantes, estudantes do Curso de Pedagogia, sob a orientação da professora Rochele A. Maciel para desenvolver o projeto “Arquiteturas de jogos e brinquedos”.
Nesse sentido, as atividades propostas desenvolvidas permitem a aquisição/ressignificação de conhecimentos, que se movimentam em direção ao saber. Desse modo, o projeto transcorreu inicialmente por meio da discussão entre os participantes na elaboração do planejamento dos encontros. Após, dividiu-se as atividades por etapas, entre jogos e brinquedos e escolheram-se as temáticas para a construção destes. No caso, a opção do grupo após várias reflexões acerca de temáticas que envolviam datas comemorativas e jogos antigos foi de realizar atividades com material reciclável.
A partir daí, individualmente cada acadêmica pesquisou, arquitetou e confeccionou seu jogo. Foi trabalhoso, claro, mas o resultado foi surpreendente! Na parte dos brinquedos, cada uma construiu também o seu com material reciclável.
Depois disso, passamos a descrever como os jogos e os brinquedos foram construídos, materiais necessários, e por fim qual sua finalidade num contexto escolar e não escolar. Ao final de tudo, conseguimos perceber a diferença entre jogos e brinquedos, o que na maioria das vezes costuma ser confundido pelas pessoas. Pois estes ajudam a desenvolver habilidades motoras, cognitivas, sociais e etc.
Portanto, refletir sobre as atividades complementares vivenciadas durante esse semestre a fim de ampliar nossa formação teórico/pratica, necessita de pesquisa, orientação, planejamento e criatividade.
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