quinta-feira, 30 de agosto de 2012

REFLEXÕES SOBRE IDEIAS DE INFÂNCIA E LITERATURA INFANTIL

Indiene T. Souto

Antes de estabelecer qualquer relação entre as concepções de infância, temos que levar em conta que a Literatura Infantil só foi reconhecida como gênero literário por volta do século XVII. Então, nessa época as crianças eram consideradas ‘adultos em miniatura’, não brincavam com outras crianças, vestiam-se como adultos, e a elas eram dadas certas obrigações que deveriam ser  cumpridas.
A criança não possuía autonomia, senso crítico e tinha que acatar as decisões de seus pais. Leitura não existia, as crianças ouviam as conversas, ou os contos que eles compartilhavam. A Literatura Infantil obteve um grande avanço, com os contos populares, as fábulas que não ficaram esquecidas e são contadas até hoje, seja nas escolas, ou até mesmo em casa. Com o avanço da tecnologia, as fábulas e contos viraram belíssimos filmes, e tentam resgatar um pouco da imagem da infância que seus pais tiveram, mas de um modo inovador. Hoje, possuímos um vasto acervo de livros com imagens em 3D, livros que formam cenários, livros específicos para bebês, para banho, livros musicais, sonoros.
Com o passar dos anos e ascensão desse mercado, alguns paradigmas foram rompidos, indicando que a criança é um sujeito que aprende brincando, um ser exigente, que interage com o mundo a sua volta e está sempre aberta para as novidades, e espera saciar suas curiosidades, através da leitura, das conversar com os adultos, na escola...
O público leitor mudou, hoje em dia o acesso à leitura, a cultura, é um direito de todos. As escolas e os pais estão com um olhar mais atento para este aspecto, entenderam que leitura desenvolve o senso crítico, a imaginação, a ludicidade, e que nem todo texto está aí apenas para informar, para instruir, ‘moldar’.
E assim se funda o papel da literatura, pois a literatura é a arte da palavra, é um meio de comunicação que os autores têm para passar aos leitores sua visão sobre o mundo, levando-os à reflexão e, muitas vezes à mudança de posição perante a realidade.
Ler é uma questão de hábito, que deve ser estimulado na infância, assim desde pequeno o sujeito aprende que ler é algo importante e principalmente prazeroso, que a leitura é a compreensão do mundo, partindo da leitura a criança se tornará um adulto culto, dinâmico e perspicaz.
DISCIPLINA: LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO EDUCATIVO – 2012/01

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